13 junho 2014

[Resenha] A Redenção de Gabriel - Sylvain Reynard


Sinopse - "Depois do escândalo em que se viram envolvidos em Toronto, Gabriel e Julia se casaram e se mudaram para Massachusetts, onde ele dá aula na Universidade de Boston e Julia faz doutorado em Havard. Agora ela precisa provar que não vive à sombra do marido famoso. Mas parece que Gabriel não está pronto para ver a esposa caminhar com as próprias pernas. Além disso, as coisas entre eles não vão muito bem. Isso porque Gabriel está ansioso para ter um filho, mas Julia quer concluir o doutorado primeiro. Para ver realizado seu sonho de formar uma família, Gabriel terá que enfrentar fantasmas do passado. Será ela capaz de fazer isso? E será que a generosidade de Julia resistirá à ameaça de ver arruinada a carreira que ela tanto se esforçou para construir? "A Redenção de Gabriel" é o desfecho brilhante dessa trilogia que arrebatou leitores no mundo inteiro". 


Minha opinião - "A redenção de Gabriel" é o último livro da trilogia e consegue trazer de modo mais do que satisfatório a vida de Julia e Gabriel como um casal. O livro começa com o casal já casado há seis meses e Julia terminando o primeiro ano em Harward. 
O melhor desse livro é que temos um desfecho para todos os personagens. Acompanhamos Scot, o irmão de Gabriel e sua esposa Tammy e filho Quinn; Tom em um ótimo relacionamento amoroso e também em uma melhor relacionamento com a filha Julia; Richard e a saudade que sente de sua esposa Grace, que ainda é um personagem muito presente no livro, Rachel e seu paciente noivo.

Além disso, temos uma melhora em Gabriel e Julia, ambos tentando resolver seus problemas com o passado através de seus analistas. Infelizmente nem tudo é um mar de rosas, e conforme Gabriel vai compreendendo melhor o seu passado, ele também vai pensando em seu futuro e com isso na necessidade de ter filhos. Julia, além de estar focada no doutorado tem suas dúvidas quanto a ser mãe, já que sua mãe não era um bom exemplo. 

" - Você é uma boa ouvinte. A melhor de todas. Mas às vezes um homem precisa fazer as coisas sozinho.
- Isso é machonês para "não esquente sua cabecinha, amor"?
- Machonês? - Gabriel deu uma risadinha, beijando a palma da mão dela - Você é adorável". (p.192)

No lado profissional Julia está se esforçando demais para sair da sombra do marido, que insiste em guiá-la por ser o expert no assunto. Mas quando ela levanta hipóteses que contradizem a opinião do marido, o relacionamento fica um pouco estremecido.
Como um bom livro final de uma série, a autora também aproveitou para contar a história dos seus coadjuvantes: Paulina, Paul, o professor Pacciani e os pesadelos pessoais de Julia: Simon e Natalie.

Gabriel também tentará fazer as pazes com o seu passado, começando a pesquisar sobre o seu pai. E as revelações poderão ser surpreendentes.

O livro trouxe todos os elementos necessários para se encerrar uma bela história: momentos felizes, tristes, emocionantes, revelações, perdas e justiça.

A história é delineada lentamente, como nos livros anteriores. Mesmo o livro sendo adulto com cenas de sexo, o foco principal está no relacionamento emocional do casal e das pessoas que o cercam. As cenas de sexo e de amor servem apenas para reforçar os sentimentos de luxúria, carinho, ternura e amor. A autora soube dosar essas cenas transformando a trilogia em uma história de amor e companheirismo, não apenas de Gabriel e Julia, mas de todos os casais que estão juntos por amor no livro.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.

"- Ela dizia que o casamento era um mistério; ao se casarem, duas pessoas se entrelaçam até se tornarem uma só. Quando estamos separados, é como se uma parte de mim estivesse faltando". (p. 327)

1 comentários:

  1. Li somente o primeiro volume da série, e até hoje não consigo expor os sentimentos que esse livro me trouxe. Estou super ansiosa para por ler e ver o grande desfecho da série, espero que autora faça as minhas expectativas serem pequenas. :D
    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |