30 abril 2014

[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch


Sinopse - O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula. Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver. 

"As mentiras de Locke Lamora" é o primeiro livro de uma série que promete conquistar os leitores pela sua inteligência, agilidade e diálogos envolventes.

Uma história original, onde conhecemos um protagonista que não tem muitas qualidades de herói mas que é capaz de cativar a qualquer um.

Locke é divertido, inteligente e ousado. Seus diálogos fazem o leitor rir e pensar nas artimanhas criadas por ele e seu grupo Jean, Pulga, Galdo e Calo, os "nobres vigaristas". 

O livro é narrado em terceira pessoa mas possui a agilidade de uma narrativa pessoal e intimista que convence quem está lendo o livro. 

Os capítulos alternam entre momentos presentes e passados e dentro dos capítulos existem subcapítulos que garantem uma leitura que alterna entre o rápido e dinâmico, em algumas cenas, e o descritivo em outras. Além disso, essa alternância também apresenta outras subtramas, que vão se intercalando e no final compõe o quadro geral.

Uma leitura voltada para os fãs de livros complexos, com uma trama inteligente e personagens carismáticos. Um cenário diferente e inovador e um enredo de tirar o fôlego.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é sombria e misteriosa, combinando perfeitamente com a história.

"Do alto das Cinco Torres até a superfície lisa de obsidiana dos imensos quebra-mares de vidro e os recifes artificiais sob as ondas cor de ardósia, a Falsaluz emanava de cada superfície e de cada pedacinho de Vidrantigo em Camorr, de cada partícula do desconhecido material deixado tanto tempo antes pelas criaturas que tinham fundado a cidade. Todas as noites, quando o poente enfim engolia o sol, as pontes de vidro se transformavam em fios fluorescentes de luz cintilante. Tudo o que era de vidro, torres, avenidas e esculturas de estranhos jardins, reluzia débil em tons de roxo, azul, laranja e branco perolado, e as luas e estrelas se desvaneciam em cinza". (p 23).

4 comentários:

  1. Oi,lindinho!
    Pra falar a verdade eu ainda não havia me interessado por este livro. Ainda bem que li sua resenha..hahah Porque agora posso dá-lo uma chace. Gosto de livros com narrativas complexas e bem elaboradas. Espero curtir a leitura.

    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi
    O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a capa, depois fui ler a sinopse e fiquei encantada com o enredo. Em breve vou ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oie :)
    Adorei a resenha ♥
    Fiquei super interessada no livro!!!
    Apesar de não ser muito o meu estilo, gostei bastante da história!!!
    E a capa é lindíssima ♥
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li o livro e já até o resenhei lá no blog, sou tãoooo suspeita...rsrs
    Adorei tanto o Locke, amei tanto a narrativa e toda a história em si.
    Bela resenha Alef, concisa e bem feita.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |