09 abril 2014

[Entrevista] Janaina Blanc, autora de Jogo de Risco.



1- Quem e Janaina Blanc?

Uma mineira, radicada em Guarulhos –SP, formada em Administração e Finanças, apaixonada pelos números tanto quanto pela literatura.


 2- Como surgiu a ideia de escrever o livro Jogo de Risco?

A Leitura sempre me acompanhou desde  pequena , e sempre fui vidrada em livros com protagonistas fortes e determinadas....O habito assíduo pela leitura,  me fez pensar:  “creio que sou capaz de escrever livros tão bons quanto os livros que leio”   e  assim deu-se  origem aos primeiros rabiscos de Jogo de Risco.


 3- Quanto tempo demorou o processo de criação dos personagens do livro?

Não existe um período especifico.  Primeiro tive a  ideia central:  “uma moça interiorana em busca de vingança contra um dos homens mais poderosos do país”.  A criação da maior parte dos personagens foi acontecendo no decorrer do livro, conforme a necessidade de cada cena.


 4- Você tem um conto publicado na coletânea "Enquanto a Noite Durar", como foi escrevâ-lo e como você se sente quando sabe que um conto seu irá ser publicado?

A principio fiquei   em duvida sobre participar do concurso,  pois tenho pavor de tudo que tenha qualquer ligação com  “sobrenatural” (rs),  no entanto,  escrever esse conto acabou se tornando uma grata surpresa. Coloquei uma pitadinha de romance no texto e me envolvi totalmente com a historia. 
Ser publicada sempre me traz uma sensação maravilhosa. Quando recebi a noticia de que meu texto havia sido aprovado, fiquei imensamente feliz. Eufórica mesmo. 


5- O que você acha ser a maior dificuldade que um escritor encontra antes da publicação de seu livro e como ele pode se portar para que essa dificuldade seja superada?

A primeira maior  dificuldade é para encontrar uma editora. Aqui no Brasil há uma desvalorização muito grande do escritor novato. 
Superada essa primeira dificuldade me deparei com outra maior ainda, pois até hoje me impressiono   com o quanto os leitores brasileiros antagonizam os autores nacionais, dando preferência sempre aos estrangeiros.
Espero conseguir junto com outros autores uma mudança nesse  aspecto ,  e   consequentemente  maior valorização da   literatura nacional. 

5 comentários:

  1. Amei a entrevista!!!!
    Gostei muito das perguntas e das respostas que a autora deu.
    Como não amar protagonistas fortes e determinados?? O livro fica até melhor quando encontramos protagonistas assim.
    Super concordei na resposta da autora na última pergunta. Realmente, aqui no Brasil, há uma grande desvalorização com os escritores, principalmente novatos!
    Admiro muito todos aqueles que valorização e apoiam os autores nacionais. Já li vários livros de autores nacionais que não chegam nem perto dos estrangeiros.
    Fiquei super interessada no livro da autora! Vou procurar saber mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O Brasil ainda tem um preconceito com autores brasileiros, ainda mais se eles forem novatos.
    Tem muitos autores maravilhosos, que não conseguem uma editora por conta disso.
    Não conheço o livro dela, mas pela entrevista me parece ser muito bom.
    Seguindo o blog. :)
    Resenha #139 - Delírio - Série Breathless - Livro 2 – Maya Banks.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia a escritora e muito menos o livro, mas fiquei bem feliz em conhecer.
    E concordo com a Janaína quanto a questão dos escritores brasileiros serem desvalorizados. É bem difícil querer divulgar seu trabalho e ter gente dando contra por você ser autor nacional (e novo) e não uma Meg Cabot da vida :/

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage
    Conheça a loja O Céu de Laura

    ResponderExcluir
  4. Resenha do Leitor #10 - Divergente - Veronica Roth.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Perguntas pertinentes e respostas adequadas, adorei a entrevista. Não conhecia a autora e agora estou curiosa a respeito do seu livro.
    Parabéns pela entrevista e parabéns para a autora.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |