10 novembro 2013

Resenha: "Olho por Olho" - Série Olho Por Olho - Livro 01 - Jenny Han, Siobhan Vivian


Sinopse -  Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Minha opinião - Três garotas que não tem nada em comum a não ser o fato de terem sofrido alguma forma de bullying pelos populares da escola. Mary é a novata, que chega à ilha logo no início do livro. Seu passado está entrelaçado com um dos garotos populares que a fez sofrer de modo terrível. Mary é uma personagem "frágil", sempre assustada e com grandes cicatrizes emocionais. Lillia é a garota popular, certinha, que anda no grupo "top" da escola, que inclui a intragável e invejosa Rennie. Sua irmã mais nova Nadi está começando o ensino médio e Lillia é totalmente preocupada com ela, tentando dar boas orientações e cuidando da irmã, mesmo que de modo indireto.

Kat é o que os populares "carinhosamente" chamam de "lixo branco", uma garota que a família não possui uma condição financeira estável e com um histórico problemático. 

O livro é voltado para o público teen e traz os diversos tipos de bullying como tema central. 

Muito é discutido na imprensa e nas escolas (geralmente vemos em destaque na imprensa norte-americana) os problemas emocionais e sociais que os jovens sofrem, as pressões, as "brincadeiras" dos colegas de escola e as horríveis consequências quando os jovens aterrorizados resolvem revidar. Apesar da trama ter uma certa leveza ao abordar esse tema, a autora desenvolveu muito bem a história, mostrando através de narrativas alternadas entre as três jovens, o modo como cada personagem enfrenta tais situações.

Os personagens secundários são bem construídos, mas alguns deles são os típicos clichês de popularidade que vemos em filmes.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns erros de gramática e digitação, mas nada que interferisse na leitura. A capa não chama muito a atenção e chega a ser um pouco sem graça.

"A Ilha Jar é composta de quatro pequenas cidades. Thomastown, Middlebury,que é de onde eu venho, White Haven e Canobie Bluffs. Cada uma das cidades tem a sua própria escola primária e depois todo mundo vai para escola secundária da Ilha Jar". (p. 07)




Edição: 1

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Camila Werner
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 3/5

0 comentários:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |