30 outubro 2013

Resenha: "Tipo Destino" - Susane Colasanti


Sinopse - Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… “Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS “Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS


Minha opinião -  "Tipo Destino" é mais um livro da editora Novo Conceito voltado para o público teen e a trama gira em torno de duas melhores amigas Lani e Erin. Desde o início do livro é difícil entender como essas duas protagonistas são melhores amigas, sendo que não tem nada em comum. Erin é um pouco egocêntrica, do tipo garota popular, enquanto Lani é a garota da casa ao lado, aquela que é bonitinha mas nunca chama a atenção, tem boas notas, mas nada extraordinário e não anda nas mesas populares. O problema não é o fato das duas serem completamente diferentes, mas o fato de que é possível perceber que as duas não tem quase assunto nenhum para discutir entre si. A justificativa que a autora deu no livro para essa amizade é complicada, pois parece mais um rito social derivado de um sentimento de obrigação da Lani do que um sentimento sincero de amizade, apesar de Lani não enxergar dessa forma. 

"Que nome se dá quando duas pessoas compartilham uma história intensa?Quando nada pode separá-las? Irmãs de alma". (p. 23)

Ao avançarmos na leitura, observamos que Erin se interessa por Jason e faz de tudo para conseguir chamar a sua atenção. Após algumas insinuações não tão discretas, Jason e Erin começam a sair, mas o relacionamento deles não prende o leitor. 

Jason é o típico bom rapaz, mas que não toma nenhuma atitude. É um personagem parado e os momentos mais emocionantes dele é quando está conversando com Lani.

"É claro que Jason é de Libra. É charmoso, simpático, de bom trato e idealista. Todas as características clássicas dos librianos". (p. 68)

Lani é uma personagem que beira ao irritante, pois sempre coloca as necessidades dos outros a frente, mesmo quando fica óbvio que ela precisa tomar uma atitude.
Os melhores momentos do livro é quando Lani debate internamente os sentimentos de uma possível primeira paixão por Jason. São os momentos fofos da leitura, que algumas pessoas podem reconhecer e se identificar.

A história é narrada por Lani e sua obsessão pela astrologia e destino é entendida após o leitor descobrir o que aconteceu no passado.

O outro amigo de Lani é Blake, que passa por alguns problemas pessoais durante a trama. A história de Blake foi apresentada de modo bem mais interessante do que a trama central.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Existem alguns errinhos de digitação, mas nada que interfere na leitura. A capa deixa bem claro a trama do livro e tem um ar bem adolescente.


"Não sou fã do Desconhecido. O Desconhecido pode mudar a sua vida inteira em um instante. Ele pode tomar tudo de você e nunca mais devolver". (p. 12)

Edição: 1

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632612
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Lucia Guilherme Rodrigues
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 2/5

1 comentários:

  1. esse livro me pareceu bobo e acabou me surpreendendo, apesar de eu ter sido atraída por essa capa. xD
    achei uma história adorável.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |