14 março 2013

Resenha: Audaces Fortuna Juvat - A sorte protege os audazes - Márcia Sabino - (by Carol Durães)

Sinopse - O livro conta a história de um jovem inteligente e honesto que recebe por merecimento, ou talvez por sorte, o título de duque de uma pequena cidade. A missão do rapaz de administrar a província é permeada por disputas, tramas políticas e acusação de heresia. A história passa a ter ingredientes a mais quando o duque salva das mãos da inquisição uma bela donzela, que em seguida desaparece fugindo de seus algozes. A mulher cheia de segredos desperta-lhe um sentimento de admiração que o leva a buscar pelo amor impossível. Clara é uma mulher forte, a frente do seu tempo, que teve sua vida marcada por tragédias e perseguições até que a sorte lhe apresenta Artur e a sua vida é transformada. Ela passa a viver uma mentira que lhe permite viver a própria verdade. Marcado por encontros e desencontros, o relacionamento dos dois tem um desfecho surpreendente. O duque também tem a missão de cuidar do jovem Dante, cuja mãe, Lina, também desaparece vítima da inquisição. Lina é outra mulher de uma alma ousada, que faz de tudo para proteger a vida de seu filho e dos que a rodeiam. O desejo de Dante de tornar-se um cavaleiro e seus esforços persistentes o leva a uma jornada que ninguém poderia prever. Essa trajetória é repleta de lutas, amizades, mistérios, aventuras e ensinamentos. O lema em latim Audaces Fortuna Juvat - a sorte protege os audazes - é o resumo da vida de cada um desses personagens, já que suas atitudes diante da vida definem o seus destinos.


Minha opinião – Clara foi atacada e caiu no rio. Sua vida foi salva por Artur, que pediu a Lina que cuidasse de Clara em sua cabana escondida na floresta. Lina, através de ervas e cuidados paliativos, conseguiu estender a vida do pai de Artur por alguns dias, proporcionando a Artur uma despedida; mas por causa disso surgiram rumores de que Lina era uma bruxa e para fugir da Inquisição, Artur a escondeu em uma cabana na floresta. Lina pede a Artur que seu filho Dante seja criado por ele, sem que Dante saiba que ela é sua mãe para não prejudicar o rapaz. Vocês podem perceber que Artur é honrado, e tenta sempre que possível fazer o que é correto.

O Duque Artur Ferraz é casado com Elizabeth, uma mulher insegura e ardilosa. Foi um casamento combinado desde a infância pelas famílias. Desde jovem, Artur iniciou os trabalhos de administração de Lucca, como ajudante da duquesa Catarina, uma mulher forte, justa, e que percebeu o potencial de Artur. Quando faleceu, passou a ele o título e a responsabilidade. Então Artur é um duque justo, que conta com a ajuda de Thomas, e Dante. Thomas encontra um pergaminho que contêm um mistério e uma nova jornada se inicia. Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa para os futuros leitores.

“A riqueza da humanidade consiste na arte de semear, cuidar e colher. Este princípio vale para tudo na vida”. (p. 09)

O livro é repleto de personagens com personalidades fortes, que atravessam uma jornada de auto-descobrimento. Em alguns momentos, a leitura se torna mais reflexiva, até porque alguns personagens como o próprio Artur gostam de divagar e discutir sobre diversos assuntos. Durante essa jornada, vamos ver o real caráter de cada um, seus valores e crenças.

É um livro interessante, com uma pitada de filosofia. Para leitores que gostam de livros com um conteúdo mais denso, a leitura é indicada. Sobre a revisão, layout, diagramação, a editora está de parabéns.

A capa? Nem sei o que falar da capa, além de que eu a achei maravilhosa. Sinceramente, foi a primeira coisa que me chamou a atenção no livro. Ela é simplesmente linda rs.

Espero que tenham gostado da resenha.

Beijos

Carol

Compre agora em: Livraria Schoba | Submarino | Livraria Cultura

6 comentários:

  1. Oi! *---*
    Adorei a resenha e o livro parece ser bem o MEU tipo de livro, vou dar uma pesquisa sobre ele (:
    Essa capa é totalmente DIVINA, sei lá, acho que porque estou no meu momento VERMELHO SANGUE rs

    Marinah | www.marinahgattuso.blogspot.com
    Não deixe de conferir a promoção do livro: MANUAL DA NOIVA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães15/03/2013 06:56

      Olá Marinah, tudo bem com você?
      A capa é mais do que divina rsrs.... Quando peguei o livro em mãos pela primeira vez, fiquei babando um tempinho nela rsrs..
      Beijos

      Excluir
  2. Esse parece ser um livro muito bom, fiquei curioso, e a capa me chamou muito a atenção. Ótima a resenha, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães15/03/2013 06:57

      Oi Shyneiderspace, tudo bem?
      Pois é, é um livro muito bom com uma capa espetacular. O que mais poderíamos pedir rs?
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa adorei a resenha!! com certeza estará entre as minhas futuras aquisições.. a capa é linda!!

    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães08/04/2013 08:32

      Oi Adriele, tudo bem com você?
      Que bom que gostou da resenha!!!
      Espero que faça uma ótima leitura. A capa é realmente linda rs.
      Beijos

      Excluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |