31 janeiro 2013

Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons - (by Carol Durães)

Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

Minha opinião - O livro é simplesmente intenso, tenso e um pouco assustador. Livros que exploram a natureza humana mostram a fraqueza da humanidade e os horrores que cometemos sempre me deixa angustiada. E “preces e mentiras” não foi uma exceção. Nós acompanhamos a história das duas crianças Bethany e Reana Mae, de modo que comparamos durante a leitura como as duas vão perdendo a sua inocência. Bethany possui pais um pouco mais estruturados, mas sua família tem problemas com a sua irmã Tracy, que sempre que pode causa tumultos e desavenças. Com a política de empurrar para baixo do tapete os problemas, a situação de Tracy ganha proporções absurdas. Mesmo assim, Bethany mantém uma inocência por um bom tempo, diferenciando-se de sua prima Reana Mae e de suas irmãs. Bethany é mais introspectiva, caridosa e preocupada com os outros do que suas irmãs. Reana Mae mora em um lar totalmente disfuncional. Em diversos momentos do livro fico chocada com o que essa garota passa. Enquanto acompanhamos a história das duas garotas, vamos descobrindo os segredos mais obscuros dessa família.

O livro tem uma trama realista, impactante e totalmente impressionante. Após terminar a leitura, fiquei alguns dias com a história na cabeça, tendo que optar por uma leitura mais leve em seguida. É um ótimo livro, porém não é para todos os leitores.

11 comentários:

  1. Parece ser diferente, mas acho que não é o meu tipo de livro. Particularmente prefiro ficção científica, horror psicológico (que acredito que haja em alguns momentos deste livro), suspense, fantasia e afins. Gosto de livros realistas, que façam você parar para pensar. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/02/2013 06:57

      Oi Victor, tudo bem?
      Se você é fã de ficção, provavelmente esse livro realmente não é uma boa pedida =\
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha, eu particularmente gosto quando a historia ser impactante e fica rondando minha mente por dias a fio depois da leitura, já aconteceu comigo algunas vezes... Sinceramente eu empurraria essa leitura com a barriga por algum tempo, considerando que não houve a química capa/leitor, heheheh, eh eu sei, nao devemos julgar assim, mas não posso negar que seria, mas a resenha foi como uma injeção de curiosidade e ansiedade ate... Agora preciso urgente do meu exemplar...

    Atenciosamente,
    Me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/02/2013 06:58

      Oi Wender, tudo bem?
      Então, quando eu vi a capa, não imaginava uma história dessas. Acredito que por se tratar de crianças, e ter uma uma carga emocional muito grande, o livro me impactou. Vou aguardar a sua opinião após a leitura do livro!
      Beijos

      Excluir
  3. Bem diferente de todos os livros que eu já li, adorei! Adorei seu cantinho, vou visitar sempre. Dá uma olhadinha lá no meu blog depois?

    Beijão,

    Taíssa.
    http://garotaspuroluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/02/2013 06:59

      Oi Taíssa, tudo bem?
      O livro é diferente, realista e impactante. Espero que tenha uma ótima leitura!

      Excluir
  4. Eu gosto de ler uns livros desse tipo de tempos em tempos mas confesso que não é o meu tipo de leitura favorita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/02/2013 07:00

      Oi Evelyn, tudo bem?
      Pois é, eu preciso intercalar livros com tramas mais densas como foi esse livro, com livros mais leves, ficção, romance... senão eu fico emocionalmente abalada rs...
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Demais a sua resenha!
    Eu já estava interessada em ler esse livro, agora coloquei ele na minha lista de livros desejado *-*
    Preciso comprá-lo com urgência

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/02/2013 07:01

      Oi Renata, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Depois me conte o que achou do livro.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |