12 novembro 2012

{Resenha} O Legado Entre Anjos e Vampiros - Jorge Luiz Nogueira (by Carolina Durães)


Sinopse - O legado entre Anjos & Vampiros - - Os sagrados apócrifos - - Jorge Luiz Nogueira
A origem de um livro apócrifo, o livro de Enoque, escrito por um dos descendentes de Caim poderá mudar a história... É o começo de uma sangrenta guerra entre anjos e vampiros. O legado de Enoque reescreve uma gênese que em outrora foi oculta pelo nascimento do cristianismo, cuja busca lendária pelo livro sagrado derramou muito sangue em guerras contra os próprios herdeiros dos patriarcas bíblicos. A profecia Kairós deturpa as leis do santo oficio atraí conspirados a favor de Lutero nas reformas e protestações religiosas. A igreja ouve suas estruturas ranger diante das novas ameaças. O dia de graças aos filhos de Deus. O Kairós. Todos ouvem falar. Todo maldito que se julga herdeiro de Enoque estará automaticamente inscrito no livro da morte. Quem conhece a profecia teme pelo dia em que os filhos dos anjos expulsos dos reinos dos céus tentariam tomar a Terra do domínio dos homens. A igreja tenta se proteger contra essa heresia destinando os apócrifos às chamas. O legado é a chave que Yamc precisa para encontrar respostas. Que relações ele teria com essas guerras? Como os apócrifos de Enoque podem fazer parte de seu passado, presente e futuro? Que relações há entre os sete selos do apocalipse de João com a herança de Enoque? Como os herdeiros podem subjugar a bíblia? Como os magos, antigos sacerdotes Egípcios puderam se infiltrar nessa guerra? Pegue seu cavalo mais veloz, vista sua armadura, empunhe sua arma mais poderosa. Alista-se na guerra. Venha conhecer o novo mundo. E decida: De que lado você vai estar?


Minha opinião - O livro tem uma trama bastante complexa e detalhada, e o autor conseguiu explicar bem as situações. Admito que achei o início do livro um pouco denso demais, com muitas explicações e eu tive que ler com muita calma para assimilar tudo e entender o contesto da história. Vou tentar falar um pouco sobre o que eu achei do livro, mas sem spoiler, para não estragar a surpresa dos futuros leitores.

Vou começar apresentando um pequeno trecho que explica só um pouquinho sobre o livro de Enoque.

“O livro de Enoque ou Enoch ... É bastante antigo, da época do antigo testamento... Provavelmente com suas bases essênicas... O livro é uma narrativa do velho patriarca antediluviano, descendente de Adão e Caim, pai de Matusalém, avô de Lameque e bisavô de Noé. Além de informações astronômicas e passagens de Adão e Eva, ele fala sobre a herança e o testamento dos dozes patriarcas e traz um tratado referente aos anjos e sobre os anjos caídos”. (pág. 182).

Então como vocês puderam perceber, o livro é importante, especialmente para os anjos e vampiros, que desde sempre estão lutando para conseguir o poder:

“Pelo que se sabe, duas raças distintas foram criadas pela mesma origem, mantém em seu sangue o legado de Enoque... Vampiros e os filhos dos anjos caídos.... Desde o primeiro dilúvio, essas duas raças sempre tentaram rastrear o legado a fim de receber essa herança que, naturalmente, os colocariam no topo do universo... Os proscritos bíblicos das escrituras deleitam em suas misteriosas páginas o conhecimento e através dele a glória, a conquista, 
e o domínio entre os céus e o inferno”. (pág. 92).

Mas não são apenas os seres sobrenaturais que estão a procura do livro:

“Desde o início do reinado do Rei Davi, uma sociedade secreta foi fundada... Eles eram conhecidos como Os Jubileus, faziam menção ao livro dos Jubileus... Também denominado de Pequeno Gênesis. É um manuscrito apócrifo que relata a história da criação do mundo e de Adão e Eva até logo após a queda do homem. Também narra a história dos personagens bíblicos encontrados em Gênesis, principalmente com relação aos três patriarcas de Israel, até o nascimento de Moisés. Está intimamente ligado ao testamento de Enoque”. (pág. 91).

Dá para perceber a importância que o livro tem para o destino do mundo? Se o livro caí nas mãos erradas, não dá nem para imaginar como seria o futuro! Dentro dessa trama temos diversos personagens intrigantes, mas para não prolongar demais a resenha, irei comentar um pouco apenas de alguns:

Yamc faz sua primeira aparição no livro como um garotinho de doze anos. Em uma terrível noite (“a noite maldita”), Yamc tem a sua mãe assassinada e entra em confronto com Lameque, um anjo caído que não tem boas intenções. Após o terrível confronto no qual Yamc quase morreu, vamos ter notícias dele quando ele estiver com 28 anos (ocorre uma passagem de 16 anos). A importância de Yamc não é discutida abertamente, mas fica claro que ele terá um papel fundamental e possivelmente será responsável por uma decisão que poderá afetar o mundo todo.

Lameque tem como objetivo conseguir colocar suas mãos no livro custe o que custar. Durante a leitura, observei que ele tem uma ligação passada com alguns personagens (não vou contar com quem, vou deixar vocês descobrirem por conta própria rs) que me fez imaginar algumas possibilidades.

Leonard foi quem acabou criando Yamc. Fica claro que ele realmente gosta do rapaz, mas que esconde segredos (no plural) capazes de fazer com que Yamc o odeie (é o que eu acho). Já mencionei que o Leonard é um vampiro?? Ah, não? rs.. Pois é, ele é um vampiro, integrado a um clã com personagens intrigantes.

Temos outros personagens bem intrigantes que vão aparecendo durante a leitura. Alguns me deixaram desconfiada das suas reais intenções.

O que eu achei do livro? Apesar de ter tido alguma dificuldade no início, a história prendeu a minha atenção e eu terminei a leitura querendo ler a continuação. Quero saber o que vai acontecer com Yamc e Leonard (que final foi esse? Fiquei curiosa). Quanto aos aspectos “técnicos”, gostei bastante da escolha da fonte, da revisão (achei uns três errinhos bobos apenas) e da capa. E se vocês forem fãs do gênero, recomendo a leitura!

Espero que tenham gostado da resenha.

Beijos

Carol


54 comentários:

  1. Ohhh, já estava de olho nesse livro e depois de sua resenha Carol com certeza vai estar nas minhas futuras aquisições...

    Adorei a resenha

    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:15

      Oi Adriele, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Muito obrigada.
      Beijos

      Excluir
    2. Carolina gostei da resenha que até coloquei em meu sítio, porém coloquei a autora e a fonte. Sei que deveria ter pedido antes, porém qualquer coisa é só me falar que eu retiro.E um link para seu blogue.

      Excluir
    3. Carolina Durães17/12/2012 20:40

      Oi Itair, tudo bem?
      Se você citou a fonte, não tem problema!
      Beijos

      Excluir
  2. Como sou fã de histórias complexas, vou garantir o meu volume. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:18

      Que legal Victor. Espero que goste da leitura.
      Obrigada por comentar!
      Beijos

      Excluir
    2. Aqui segue para você conferir.

      http://professor-itaircpinto.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Caramba! O livro parece ser muito interessante, principalmente para alguém como eu que ama livros complexos. E, claro, vampiros e anjos! Vou assim que possível garantir meu exemplar. Sempre fiquei curiosa com relação ao livro de Enoque e a Caim. Não sei por que é uma história que me fascina.
    Amei a resenha e sim, você conseguiu me deixar muuuuito curiosa! ¬¬

    Karol Araújo
    http://fa-clube-angels.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:17

      Oi Karol, tudo bem?
      Que bom que consegui aguçar a sua curiosidade rs....
      Beijos

      Excluir
  4. tem tudo pra agradar pela resenha, extremamente complexo nos pontos de vida, com uma historia muito rica e interessante, vai bastante de muitas coisas convencionais, a tematica vampiro e anjos misturada e complicada, mas o livro parece dar muito conta do recado para impressionar. apesar da sinopse extensa, ficou muito interessante, vou por na lista de leituras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:19

      Oi Wagner, tudo bem?
      A resenha ficou extensa mesmo né? Infelizmente não consegui resumir mais sem pular a lógica da história rs.
      Obrigada pelos comentário....
      Beijos

      Excluir
  5. Gostei bastante da resenha, apesar de achar tudo meio confuso e não curti muito estórias de vampiros, quero conhecer essa ora, vamos combinar que a capa é show de bola?
    hehe =D

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:22

      Oi Guilherme tudo bem?
      A capa é incrível né? Eu fiquei preocupada que a resenha ficasse confusa mesmo, mas se eu explicasse mais do que isso provavelmente acabaria contando algo que não deveria...
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  6. Carol Reihn12/11/2012 16:56

    Realmente parece ser uma história bem complexa... Essa mistura de fé com sobrenatural (o que até chega a ser um pleonasmo) me agrada bastante. Com certeza sua resenha vai me fazer ficar mais pobre um dia... rs
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:24

      Oi Carol, tudo bem?
      Desculpe-me por te deixar mais pobre rsrs... eu também sofro com isso diariamente. É só ler uma resenha ou sinopse que desperta a minha curiosidade e estou anotando o nome do livro rs.
      Obrigada pelo comentário
      Beijos

      Excluir
  7. Mal posso esperar para ler este livro, ele por inteiro me chamou a atenção, desde a capa até esta ótima resenha. Adoro histórias de vampiros e de anjos, e não consigo imaginar de que forma este livro não me agradaria... Estou muito ansioso :)

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:26

      Oi Pedro, tudo bem?
      Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que tenha uma ótima leitura !
      Beijos

      Excluir
  8. Oiiiii
    Ja tinha ouvido falar desse livro, mas não é um assunto que me interesse muito, pra dizer a verdade eu meio que me confundi ... então, não sei se leria.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTAGRAM: marinahgattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães12/11/2012 20:28

      Oi Marinah, tudo bem?
      Desculpe-me se a minha resenha te confundiu, juro que não a minha intenção rs...
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  9. Saudações leitores!

    Aqui humildemente quem vos fala é o autor do livro!
    Sobre a resenha curti bastante! Achei bem coerente e coesiva com minha obra.

    \O/

    E a vocês que ficaram interessados em ler o livro basta acessar esse blog que tem promoção no ar com frete grátis e eu mando autografado!

    Devo adiantar que agora em dezembro começa a editoração do segundo volume do livro! E que é "porradaria" do começo ao fim!

    Sejam bem vindos ao novo mundo, ele é nosso!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães13/11/2012 07:16

      Oi Jorge, que bom que gostou da resenha!!
      Estou curiosa com a continuação... o final do primeiro livro me deixou roendo as unhas. Preciso descobrir alguns segredos da história logo rs!
      Beijos

      Excluir
    2. Pow eu tbm preciso! Nem me fale... kkkkks

      Excluir
  10. http://olegadoentreanjosvampiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas tinha curiosidade quando via a capa... Deu para perceber que parece ter uma seriedade que chega perto do realismo, com essa mistura de leitura Bíblica com os fatos tratados na história... Bem legal...
    Ótima resenha, Carolina! Sempre lendo bons livros! ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães13/11/2012 07:20

      Oi Alane, tudo bem?
      Estava com saudades dos seus comentários rs... Eu também não sabia o que esperar quando fui ler ao livro, felizmente foi uma ótima surpresa.
      Como você sabe, amo ler, e ultimamente tenho lido muitos livros nacionais e tenho visto talentos maravilhosos no nosso Brasil (entre eles você e o Jorge Luiz Nogueira!!!!). Continuem criando tramas fabulosas!
      Beijos

      Excluir
  12. Eu confesso que estou admirado com esse montante de comentários!!!


    #showdebola.com

    ResponderExcluir
  13. Estou ansiosa pra ler o livro, logo logo estarei postando também uma resenha. ^^
    Enquanto isso não acontece, fico eu aqui, deliciando-me com as opiniões alheias.
    A-D-O-R-E-I!
    Parabéns Carol, deixou-me realmente curiosa.
    Parabéns ao autor, por tanta criatividade e ótima história.
    Sucesso pra ambos!!
    Bjo
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/11/2012 06:28

      Bom dia Ni, tudo bem?
      Muito obrigada pelo comentário! Você está sempre presente nas resenhas que eu elaboro rs..
      Obrigada
      Beijos

      Excluir
  14. A sinopse do livro é complexa, mas, a resenha da Carol, como sempre muito bem feita, simplifica tudo e abre uma expectativa de uma excelente trama. Como gosto do assunto, com certeza vou adquirir a obra.
    Ernani Clarete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães16/11/2012 06:29

      Bom dia Ernani, tudo bem?
      O livro é realmente complexo e bem detalhado, se você é fã do assunto, vale a pena mesmo adquirir o livro.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  15. Olá pessoal! Comprei esse livro logo quando saiu e digo à vcs que não leram: NÃO COMPREM. A trama parece ser boa,mas na verdade é muuuuuuuuuuuuuito ruim, mas muito, muuuuuuuuuuiiiito ruim. Desculpe-me Carolina, vc tentou falar bem dele, mas dou aq a minha opinião. A história, além de ser um plágio descarado de algumas obras, é contada de forma tosca e cheia de detalhes inúteis. Os personagens são ruins e sem história definida. E o final? Bom, não tem final. Ele termina com um Continua... HORRÍVEL!!!!!!! Papel d má qualidade. Revisão PÉSSIMA e cheia de erros graves. A capa é bonita, mas... Não é a capa que faz um livro.

    Abrçs

    Prof. Marcelo Castilho
    Literartura e Cultura Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães17/12/2012 19:38

      Boa tarde Marcelo, tudo bem?
      Primeiramente, que agradecer o seu comentário no post. É muito interessante observar as opiniões dos demais leitores.Como eu comentei em minha resenha, no início eu tive minhas dificuldades, mas não achei a leitura ruim. É claro, que a literatura tem diversos gêneros e autores e diversos leitores, e nem sempre temos afinidade com um livro. Gosto muito quando os leitores trocam ideias sobre o livro, mas gostaria de esclarecer alguns pontos, para não deixarmos nenhum mal entendido: primeiro, eu não "tentei falar bem dele", essa foi realmente a minha opinião. Eu peguei um exemplar emprestado para a leitura e resenhei. Quando um livro não me agrada, eu comento do mesmo modo quando agrada. Claro que a resenha é a minha impressão do livro, e não uma verdade absoluta. O segundo detalhe, se você me permite o comentário, é que eu achei extremamente deselegante o seu comentário sobre o livro ser plagiado. Eu acredito que esse é um assunto que você deveria discutir diretamente com o autor, e não publicar em um blog primeiro. Entenda, que isso não é uma crítica ao seu comentário, de jeito algum, mas eu particularmente ficaria muito chateada se fosse uma autora e lesse em um blog um comentário desses sobre o meu livro, sem ao menos ter tido o direito de réplica.
      Espero sinceramente que você continue comentando no blog, e que possamos discutir outras obras.
      Obrigada pelo comentário!
      Até mais.

      Excluir
    2. Olá, Prof. Marcelo Castilho.

      Aprecio o tempo que encontrou para comentar sua opinião. Nunca ignoro comentários principalmente sendo eles negativos. Acredito que críticas são sempre bem-vindas, e tenho caráter para enfrentá-las... A partir do momento que tornamos algo público faz parte! Como costumo dizer que não podemos agradar a todos. Se assim fosse possível, o mundo seria um lugar bem melhor pra se viver, concorda?

      Segue minhas considerações quanto ao seu comentário:

      * Quanto aos erros, sim eles passaram pela revisão (precisei fazer algumas inclusões de última hora) e foram corrigidos.

      * Plágios descarados de algumas obras? Não conheço quais, adoraria saber para comparar.

      * Contada tosca e cheia de detalhes inúteis? Essa é sua opinião e não tenho o direito de questioná-la.

      * História indefinida? Sim, pois é uma saga. E será explicada nos outros volumes. O tema é muito complexo para contar em um único volume que por sinal ficaria enorme se fosse publicado. E essa decisão de dividi-lo cabe ao autor.

      E deixo aqui a oportunidade dos leitores conhecer o livro e tirar suas próprias conclusões.

      Excluir
    3. Só para reforçar... rs

      Falou tudo Carolina!

      "O segundo detalhe, se você me permite o comentário, é que eu achei extremamente deselegante o seu comentário sobre o livro ser plagiado. Eu acredito que esse é um assunto que você deveria discutir diretamente com o autor, e não publicar em um blog primeiro. Entenda, que isso não é uma crítica ao seu comentário, de jeito algum, mas eu particularmente ficaria muito chateada se fosse uma autora e lesse em um blog um comentário desses sobre o meu livro, sem ao menos ter tido o direito de réplica".

      Excluir
    4. Primeiramente devo agradecer pela resposta da blogueira e do autor ao meu comentário. Em segundo lugar, peço desculpas a vc Carolina se fui rude de alguma forma, não foi a intenção. Pelo contrário, admiro muito seu trabalho e acho apenas que vc interpretou mal a minha frase. Na questão do plágio não vejo mal algum em publicar isso em um blog ou em qualquer outro local, pois é apenas a minha opinião, mas se for o caso, não entro novamente no mérito da questão. Ao autor, acho que você deveria seguir o concelho do seu amigo da editora Douglas Eralldo: “Sempre cabe ao leitor definir o que acha forte, ou fraco em um livro. Além disso, a opinião do autor será sempre irrelevante ou parcial quanto a sua obra.”
      Fico grato pela atenção.

      Prof. Marcelo Castilho
      Literartura e Cultura Nacional

      Excluir
    5. Sim. Mas você me acusou de plágio! O Douglas não... Essa é a diferença! E gostaria que você provasse isso...

      Excluir
    6. Carolina Durães17/12/2012 20:29

      Oi Marcelo, tudo bem?
      Você de forma alguma foi rude comigo, fique tranquilo quanto a isso. Fico feliz que goste do meu trabalho e espero sinceramente seus comentários em outras resenhas para discutirmos nossos pontos de vista. Se o leitor tem uma opinião diferente da minha, eu acho ótimo, pois podemos sempre conversar sobre as diferentes visões de uma mesma obra.
      O que eu acredito do comentário do plágio é o seguinte: um leitor comenta que o livro x é uma cópia de outra obra e não justifica a obra, ou qual trecho é cópia. Fica difícil para o autor em questão defender-se da sua réplica. Sobre você comentar no blog que o livro de tal autor é cópia sem dizer de quem copiou, ou seja, sem dar mais detalhes, dificulta para os demais leitores, o Alef e eu respondermos a você a nossa opinião sobre o assunto.
      Até mais.

      Excluir
    7. Com o respeito que eu tenho pelo blog e pela escritora do mesmo não falarei mais sobre o assunto plágio, mas fico disponivel para uma conversa sobre o assunto na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) de segunta a sexta a partir das 10 horas da manhã. E opinião é apenas opinião, essa é a minha. Outra coisa, apenas uma dica, quando te acusarem de algo, fizerem um elogio ou qualquer outra coisa do gênero, não fique tão revoltado ou tão engrandecido. Fica negativo para a sua imagem, acredito que vc ainda seja novo e que tenha que aprender algumas coisas. Tente não aparecer tanto, se vc tiver um pouco de talento ele fará vc aparecer, não se preocupe.

      Excluir
    8. Eu terminei de ler essa semana e achei o livro muito bom! Fiquei ansiosa para o lançamento do segundo livro. E sinceramente, sei que é o primeiro livro lançado pelo autor porque pesquisei, senão nem imaginaria. Ele tem um grande futuro! Parabéns Jorge!

      Rachel Castro.

      Excluir
    9. Poxa, incrivel como alguém (a 1° depois de mim e da blogueira) que leu o livro resolveu aparecer exatamente agora, postar sem uma conta, justamente como resposta ao meu comentário. Coincidências da vida não é mesmo Jorge?

      Prof. Marcelo Castilho
      Literartura e Cultura Nacional

      Excluir
    10. Marcelo, para encerrar meu comentário referente ao seu... Concluo o seguinte:

      "Respeito seu ponto de vista." Opinião é opinião desde que não ofendamos o caráter das pessoas. E você disse com todas as letras que é um plágio descarado. (Mesmo não tendo provado). Isso particularmente como autor, me ofendeu do mesmo modo que seria se fosse ao contrário.

      Eu realmente não estou revoltado, nem me sentindo inferiorizado tão pouco engrandecido. Acredito que essas "coisas" irão aparecer pela frente e estou disposto a enfrentá-las. Como disse anteriormente se tornei público devo ter ciência que as pessoas pensam de forma diferente. E muito me agrada isso, porque o mundo seria chato!

      Foi só uma questão de ética e postura minha. Você tem o direito de falar o que quiser sobre o livro! Afinal é seu, e pode fazer o que quiser com ele! Mas não dá o direito de fazer um acusação grave dessa.

      Acredito que fica negativa para a imagem de qualquer um fazer essa acusação. Principalmente para alguém com gabarito. Sem parecer arrogante... Eu dispenso o convite sobre a visita com hora marcada pois pesquiso há mais de seis anos sobre o livro. E ainda tenho muito pela frente para dar aos leitores.

      Não estou me esforçando para aparecer... Meus amigos e inimigos fazem isso por mim.

      atenciosamente!
      100+ pessoal!

      Excluir
    11. Só pra finalizar, quero agradecer a você Marcelo, que graças ao seu comentário, acabou de me inspirar para escrever o texto de abertura do segundo volume.

      obrigado mais uma vez!

      Excluir
    12. Gente, eu nao sou obrigada a ter uma conta no google, nem em nenhum desses que pede aqui! Meu nome é Rachel Castro e sou flautista. Pra quem tiver dúvida, vai aí o site que eu divulgo meu trabalho.
      http://ritmataduo.wix.com/ritmata

      E Jorge, querido, me desculpe por comentar no momento errado (ou não) e fazer com que pessoas tenham um pensamento injusto desses.

      Excluir
    13. Sem problemas Rachel, comentei apenas a grande coincidências que isso foi.

      Excluir
    14. Que bom que eu te inspirei de alguma forma, Jorge. Espero que fique bom dessa vez.

      Excluir
    15. ;)

      A tendência é melhorar sempre! Caso contrário minha existência nesse mundo se não fosse para melhorar seria desnecessária!

      Fique com Deus!

      Excluir
    16. Rachel sabe de outra coincidência gigante?! Uma rápida olhada no facebook e veja o que eu descubro: vc e o Jorge são amiguinhos! Que legal, né? Sinal que o mundo está cheio de coincidências legais.

      Excluir
    17. Vc é prof mesmo? Pq vc não se porta como um. Rapida olhada? Achou rapido, hein? Desconfio até que vc está no facebook do meu "amiguinho" pra ter achado tão rapido. Então com licença pq eu não vou mais perder meu tempo com vc. Boa noite.

      Excluir
    18. Espere um pouco, Sr. "Prof." Marcelo Castilho. Eu li "concelho" no comentário feito às 14:08? Se uma universidade aceita uma pessoa que não sabe nem escrever, é um tanto quanto suspeito. E se você der aula em outras universidades, me avise, porque eu quero terminar minha graduação sabendo escrever.

      Meus pêsames sobre seu português morto.

      Roberto de Brito.

      P.S: Se quiser olhar no facebook, vai ver que eu sou amigo do Jorge tambem! Coincidência? Isso não interfere no fato de eu enxergar bem certas palavras...

      Excluir
    19. Primeiro o livro é bom tem uma história interessante e não é uma pessoa que no mínimo é arrogante para desmerecê-lo e uma pessoa que escreve "Literartura"e "concelho" não merece ser levado a sério e lecionar em uma universidade não garante que você seja um professor de qualidade e somente o faz pensa que é um. Tive muitos pseudos professores na faculdade. Se for mesmo professor, tenho pena dos seus alunos. E por que ao invés de criticar o senhor não faz algo melhor? Já sei deve ser um escritor frustrado. E até agora não citou nenhuma obra que fosse plagiada. Acusação de plágio é algo sério, então se não tem capacidade para escrever algo melhor fica caladinho ou melhor não escreva.
      Professor Itair C. Pinto
      Especialista em Ensino de Leitura e Produção Textual.

      Excluir
  16. Peço a blogueira que retire os comentários indelicado desse pseudo professor, pois o mesmo não se encontra entre os docentes da Ufscar do departamento de Letras. Então o mesmo não tem nenhuma "autoridade" nem mesmo para fazer crítica literária. E o professor da área com esse nome faleceu em 2011 e não era da Ufscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães18/12/2012 06:40

      Bom dia Itair, tudo bem?
      Eu passei ao Alef (moderador do blog), a sua solicitação. Vou aguardar o retorno dele ok?
      Muito obrigada pela informação;

      Excluir
  17. Lista dos docentes
    http://www.cech.ufscar.br/docentes/index/page:1

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |