26 setembro 2012

Papo Literário com Décio Gomes – autor de “Albertine”




Décio Gomes 
Aspirante a escritor desde muito pequeno, escreve textos no estilo romance-gótico, tendo como inspiração o grandioso Edgar Allan Poe. Procura difundir um tipo de leitura não muito conhecido no Brasil, que é o romance-gótico: histórias de época, com linguagem clássica e descritiva, com tendências românticas e ligeiramente assustadoras.












Na sua biografia, vemos que desde pequeno você tem aspirações para se tornar escritor. Conte-nos como isso começou.

R: Tudo começou realmente quando eu era muito jovem, com 8 ou 9 anos eu já me interessava muito por literatura, especialmente literatura adulta... nunca gostei muito de livros infantis. Desde criança meus autores favoritos são Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle, Marcelo Rubens Paiva... conheci todos eles na época da escola, quando visitava bastante a biblioteca.

E a família, ela o apoia bastante?

R: Minha família sempre me apoiou e me aconselhou a seguir esse sonho, recebi todo o apoio para a publicação de Albertine e devo muito a eles por hoje ser determinado a não desistir.

Conte-nos um pouquinho sobre quem é o Décio.

R: O Décio é um rapaz sonhador e criativo, que adora livros e games, não vive sem música e sem um bloco de notas no computador pra sempre ter o que escrever, e escrever tudo que vem à mente ( o que resulta em dezenas de projetos inacabados, haha ).

Além do Edgar Allan Poe, quais são os demais autores que te inspiram?

R: Além do Edgar, como eu ja citei antes, o Arthur Conan Doyle, Stephen King, Marcelo Rubens Paiva e J.K Rowling são grandes autores que admiro de forma muito plena.

Como surgiu a ideia de escrever Albertine?

R: Albertine surgiu de forma muito natural, há cerca de 8 anos eu estava pensando em algo para escrever e uma idéia para um conto surgiu na minha mente. O conto foi escrito em menos de meia hora, e logo se tornou um grande favorito entre tudo que eu já havia escrito. Ele então ficou guardado até que um grande amigo, que hoje já não mais está presente em vida, sugeriu que eu transformasse aquele conto em um romance, já que a história era bem densa. Isso então ficou em minha cabeça, e a partir do começo de 2010 passei a escrever Albertine em versão estendida.

Fale-nos um pouco sobre os personagens, suas personalidades.

R:Os personagens principais são Jeremy Ridell, Rosa, e claro, Albertine. JEremy é inicialmente um menino frágil e doente, órfão de mãe e emocionalmente distante do pai. Rosa é a governanta da casa dos Ridell, essencialmente a mãe que JEremy nunca teve... uma mulher forte, que conhece muito bem os segredos da família e que tem um papel muito importante na trama. Albertine é o grande centro da trama... uma protagonista forte e decidida que vai passar por grandes problemas para manter seu amor por Jeremy.

O que o leitor pode esperar em Albertine?

R: Os leitores que tiverem Albertine em mãos poderão esperar um romance obscuro repleto de momentos intensos e ao mesmo tempo cativantes... uma mistura sutil de amor, morte, mistério e terror, em doses medidas.

O que o futuro reserva para o Décio Gomes, quais são os seus projetos futuros?

R: Para o futuro, já tenho em mente um segundo livro para Albertine, mas não uma continuação, e sim um prelúdio que preencherá lacunas e completará o ciclo de alguns dos personagens. Muitos outros projetos estão por vir, porém para um futuro ainda incerto.


* Perguntas de Carolina Durães de Castro.

24 comentários:

  1. Adorei a entrevista e olha creio que todos escritores devam ter dezenas de projetos inacabados, o que é uma alegria para leitores viciados que nem eu, pois significa que muita coisa está por vir, para dominar nossa mente e imaginação. E meus parabéns pelo lançamento, porque a capa ficou divina e só de olhá-la da vontade de tê-lo em mãos.

    Desejo sucesso ao F&B e ao autor....\o/...beijokas elis!!! A MAGIA REAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Eli, eu tenho vários inícios de histórias aqui que nunca terminei. Vamos ver se um dia isso se torna realidade.

      Abraços

      Excluir
  2. É muito bom conhecer um pouquinho dos escritores... Acho que é comum passar pela cabeça dos leitores (pelo menos na minha passa) como surge determinada história, como foi o processo até a publicação... Ótimo saber sobre certos detalhes. Também amo Stephen King... rs Parabéns ao autor pela obra, desejo muito sucesso para ele. E parabéns ao blog pela iniciativa.
    Beijão!

    http://livrootrio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bom saber um pouco do que se passa na cabeça de vocês, escritores. Li Carrie, a estranha. Stephen King é um escritor sensacional.

      Abraços

      Excluir
  3. Já conhecia o trabalho desse autor, e como ele nunca me interessei muito por livros infantis (:

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito fã de livros infantis, mas alguns até que agradam.

      Abraços

      Excluir
  4. Carolina Farias26/09/2012 23:23

    Adorei, parabéns *--*
    E muito legal conhecer a historia dos escritores, suas inspirações, motivações, desafios e conquistas. Muito sucesso para o autor, fiquei mega curiosa e amei a capa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol, estou com muita vontade de ler o livro do Décio também.

      Abraços

      Excluir
  5. Adorei esse papo literário com o autor Décio Gomes.
    Albertine é um livro que estou interessada em ler e ele parece ter tudo o que uma boa história precisa :)
    A capa do livro é ótima!!

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Renata. A capa do livro é super chamativa, né?


      Abraços

      Excluir
  6. eu tambéem amo Stephen King, e esse livro, faz totalmente meu estilo,a capa muito linda, concertesa está nas minhas futuras leituras

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista e ja tinha ouvindo falar no trabalho dele ;)

    ResponderExcluir
  8. gosteii da entrevista e a J.K Rowling tbm me inspira muito !! e a capa esta lindaa !!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A J.K é incrível, ela inspira muita gente, seja escritor ou até mesmo os leitores.

      Abraços

      Excluir
  9. Carolina Durães27/09/2012 17:44

    Oi Alef, tudo bem?
    Adorei conhecer um pouco mais o autor e não vejo a hora de ler Albertine (não vou falar nada das perguntas por motivos óbvios rs)..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem sim.

      Também quero muito ler, adorei as perguntas que vc preparou pra ele, ficaram ótimas.

      Abraços

      Excluir
  10. Puxa vida!
    Tudo o que eu pensava enquanto lia era "Como, por Deus, eu ainda não tinha ouvido falar sobre o Décio ou Albertine antes?". Estou completamente fascinado. De verdade.
    Um autor nacional que tem como inspiração o Poe, que eu admiro desde os onze ou doze anos de idade, o King e a J.K Rowling? Não tem como esta mistura dar errado!
    Assim que conseguir tempo e grana livres tentarei obter meu exemplar e me admirar com este livro, que previamente já subiu em meu conceito.
    Obrigado, de verdade, pela dica e entrevista.

    Assim me despeço, com a promessa de voltar.
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique - Viajante Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Caleb, o livro do Décio é muito bom. Você precisa ler.

      Abraços..

      Excluir
  11. Desde o primeiro momento que vi a capa e o titulo eu quis ter esse livro, mesmo nao gostando muito de terror e essas coisas, mas acredito que com Albertine vai ser diferente pq o autor mesmo disse "uma mistura sutil de amor, morte, mistério e terror, em doses medidas." então... rsrs.

    Parabens ao autor...
    e na oportunidade, tbm a Alef Dalle por manter vivo Floreios & Borrões.

    Atenciosamente,
    Wender Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem uma mistura de todas essas coisas, amor, terror, morte, mistério...muito bom.

      Abraços

      Excluir
  12. Fico realmente muito feliz de vir aqui e ler tantos comentários positivos sobre Albertine. Espero que todos possam ler esse que é meu primeiro grande trabalho publicado, e que possam me acompanhar nesse novo caminho. O apoio de você é tudo que um jovem escritor precisa pra continuar firme e forte em seu sonho. Um grande 'MUITO OBRIGADO' ao blog e a vocês que se interessaram pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos Décio, as sua respostas fora, ótimas. Obrigado a você, por nos proporcionar uma leitura tão eletrizante.

      Abraços

      Excluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |