06 agosto 2012

Resenha do livro "O Mendigo" do autor Edson José da Silva Santos (by Carolina Durães)



Sinopse - "Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos".


Minha opiniãoNesse domingo, acordei cedo e bati o olho na minha mesa e vi o livro. Peguei o livro em mãos e ao olhar a capa, ao mesmo tempo tão simples e tão bela, não resisti e comecei a ler no mesmo instante. Foi uma surpresa deliciosa folhear essa estória e perceber alguns jovens retratados com tanta consciência social. Isso alegrou o meu coração, porque não é algo que eu vejo no meu cotidiano com tanta frequência. Herbert, um professor da vida, toca a todos que cruzam o seu caminho, e tocou a minha vida também. Sempre com exemplos e parábolas, ele consegue demonstrar a importância do amor ao próximo, da bondade e da compaixão. É claro que alguns personagens existem para te deixar bravo, e a Sandra foi o meu alvo nesse livro. Entendo que o objetivo dela; em minha opinião; era demonstrar algumas características que encontramos em pessoas conhecidas e algumas até em nós mesmos, e que o aprendizado dela torna-se o nosso aprendizado. Ainda sim, fiquei brava com ela em vários momentos rs. Cheguei até mesmo a discutir com ela em voz alta rs. Enquanto estava lendo, Herbert parecia cada vez mais como um anjo da guarda, ou melhor, como o grilo falante, aquela voz que nos diz a coisa certa na hora exata. O livro é uma lição de vida inestimável, a história é apaixonante e fez com que eu refletisse sobre a minha trajetória. A única coisa de que eu senti falta, foi um aprofundamento nas histórias pessoas dos personagens. Eu conheci tão pouco do Marcos, do Carlos, da Márcia, da Simone, e até mesmo dos demais moradores da comunidade. Gostaria de saber mais sobre seus sonhos, seus anseios, suas alegrias e tristezas.

Para aqueles que vão dar um pulinho na Bienal, o autor estará presente:

Não esqueçam de comentar nessa resenha e participem da promoção "Semana dos autores brasileiros" (leiam as regras!!!)
Espero que tenham gostado da resenha, e fiquem de olho no blog porque tem mais!!
Beijos

6 comentários:

  1. Não conhecia o livro. Parece ser bom! Gostei da resenha.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. nossa, vi a capa as botas senti algo diferente sabe, li o titulo, foi meio que algo impactante, não é um tema muito utilizados em livros,assim como o de Belle entre outros... gostei muito da temática e da resenha, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci haha
      "Eu apoio a literatura nacional junto com o blog Floreios e Borrões"

      Excluir
    2. Carolina Durães07/08/2012 18:38

      Oi Priscila, tudo bem?
      Já ia te perguntar se não iria participar da promoção rs...
      O livro é diferente sim... e é muito gostoso de ler, eu nem percebi que tinha chegado ao fim!
      Boa sorte na promo!!
      Beijos

      Excluir
    3. haha, sou brasileira apesar de não ter sorte continuo tentando kkk...livros com temáticas diferentes são bem gostosos de ler mesmo, porque você nunca sabe o que esperar dele

      Excluir
  3. Essa capa é realmente muito bonita, apesar de extremamente simples. Não conheço o autor e também não vi divulgação do título, mas só de abordar uma temática diferente, envolvendo consciência social, isso já é um ponto totalmente a favor. Muitos autores aparecendo e só querem saber de escrever romances sobrenaturais... rs

    vou mandar a frase só pra não passar em branco, não creio que vou ganhar. haha

    "Eu apoio a literatura nacional junto com o blog Floreios e Borrões". o/

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |